Oremos pelo Reavivamento!

Ensiná-nos a contar os nossos dias!

"Senhor, Tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração.
"Antes que os montes nascessem e se formasse a tgerra e o mundo, de eternidade a eternidade, Tu és Deus.
"Tu reduzes o homem ao pó e dizes: Tornai, filhos dos homens.
"Pois mil anos, aos Teus olhos, são como o dia de ontem que se foi e como a vigília da noite.
"Tu os arrastas na torrente, são como um sono, como a relva que floresce de madrugada; de madrugada viceja e floresce; a tarde, murcha e seca.
"Pois somos consumidos pela tua ira e pelo teu furor, conturbados.
"Diante de Tu puseste as nossas iniquidades e, sob a luz do Teu rosto, os nossos pecados ocultos.
"Pois todos os nossos dias se passam na Tua ira; acabam-se os nossos anos como um breve pensamento.
"Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos.
"Quem conhece o poder da tua ira? E a tua cólera, segundo o temor que te é devido?
"Ensiná-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio."
(Salmo 90)
Sócrates costumava dizer: "Uma vida sem reflexão não merece ser vivida." Viver por viver - como um animal ou autônomo - é indigno dos seres humanos. Portar-se assim, não é viver: é despediçar a vida. Nossa existência precisa de um propósito. Ela clama por significado. Infelizmente, nem todos dão conta disso.
O Salmo 90 foi escrito por Moisés no final de sua vida. Ele parou para refletir sobre tudo o que lhe havia acontecido e para avaliar tudo o que havia feito. Da mesma forma, eu e você, somos encorajados a refletir a respeito de nossa jornada sobre a terra. Deus nos convida a contar os nossos dias, tendo em vista a nossa própria felicidade.
QUAL É A DURAÇÃO DA NOSSA VIDA? Quer dure poucas semanas ou várias décadas, a nossa passagem por esse mundo será sempre muito rápida. O Salmo 90 diz que a existência humana é "como um sono" (v.5); "como um breve pensamento" (v.9). Os idosos já sabem aquilo que os jovens ainda não aprenderam: os anos passam muito depressa. Não existe maneira de segurar o tempo. O intervalo entre o nascimento e a morte é muito curto: "Nós voamos" (v.10). É exatamente porque os nossos dias são poucos que devemos contá-los. Temos de aproveitar cada oportunidade, celebrar cada vitória, corrigir cada desvio de rumo. Quando um médico diz a um paciente que ele está com os "dias contados", o que isso significa? Que lhe resta pouco tempo de vida, e que ele deve aproveitá-lo bem! É triste mas existem pessoas que só dão valor à vida quando se veem na iminência de perdê-la. Não podemos deixar que isso aconteça conosco. Como Moisés, peçamos a Deus: "Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio" (v.12).
QUAL É A SITUAÇÃO DA NOSSA VIDA? Além de breve, a vida é frágil. É delicada "como a relva que floresce de madrugada; de madrugada, viceja e floresce; à tarde, murcha e seca" (vv.5,6). Não há lugar para arrogância. A verdade é que nos equilibramos sobre o fio frágil da existência. No Novo Testamento, encontramos um homem que chegou às mesmas conclusões que Moisés. Seu nome era Tiago, o irmão de Jesus. Ele escreveu: "Atendei, gora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, elá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo" (Tg. 4.13-15). O escritor bíblico queríamos que entendêssemos que fazer planos é bom, mas concebê-los como se Deus não existisse é tolice. A qualquer momento algo pode nos acontecer. Não somos os senhores do destino.
A precariedade da vida deve levar-nos a respeitá-la. Precisamos ser sempre humildes, tolerantes, generosos e cuidadosos. Devemos nos lembrar de que os seres humanos são vulneráveis e delicados. Temos de cuidar bem dos outros e de nós mesmos.
QUAL É A ESPERANÇA DA NOSSA VIDA? Embora o Salmo 90 seja realista, ele não é depressivo. A razão é clara: O seu autor transformou-se numa exceção à regra que ele próprio estabelecera! Moisés falou: "Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado" (v.10).
Mas foi isso que aconteceu com Moisés? A Bíblia nos diz que não. De fato ele recebeu sua vocação aos oitenta anos, e liderou o povo de Israel até os cento e vinte. Segundo as escrituras, "tinha Moisés a idade de cento e vinte anos quando morreu; não se escureceram os olhos, nem se lhe abateu o vigor" (Dt 34.7). Como é diferente a vida de um ser humano que teve a sabedoria de contar os seus dias, investindo-os no serviço do Senhor!
A vida pode ser curta e frágil, mas quando é passada na presença do Criador, é cheia de significado. Deus a abençoa com segurança (v.1), satisfação (v.14), alegria (v.15), comunhão (v.16) e realização (v.17). O que mais alguém pode querer?
Deus é a esperança da nossa vida. Ele nos ajuda a aproveitar ao máximo cada segundo. Lembre-se: sua vida é um milagre; viva-a como tal! Não guarde mágoa, culpa nem pecado no seu coração. Não adie. Nã faça nada pela metade. Não ignore as pessoas. Não desperdice as oportunidades. TORNE SUA VIDA EXTRAORDINÁRIA! A vida humana é cheia de paradoxos. Ela é, ao mesmo tempo, curta e grandiosa, frágil e valiosa, comum e formidável. É em nossa rápida passagem pela terra que (crendo em Cristo para nossa salvação) alcançamos nosso destino no céu. É em nossa humilde contribuição à história dos homens que ( por meios que só um dia serão compreendidos) são realizado os grandes projetos de Deus. A VIDA É FANTÁSTICA!
Você está aproveitando a vida ao máximo? Há muitos que estão se afundando na depressão, atolando-se na apatia, mergulhano no materialismo ou perdendo-se na mediocridade. Esse não é, certamente, o propósito do Senhor. Ele tinha grandes planos para Moisés. Ele estabeleceu, da mesma forma, ideais elevados para você.
Que o Senhor o ajude a viver a sua vida com inteligência e intensidade. Que a sua existência concorra para a glória de Deus e para a alegria dos homens a quem ele ama. Que você conte seus dias e alcance um coração sábio!
Texto de Marcelo Aguiar - Livro Salmos Vivos.

0 comentários:

Postar um comentário